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Os 5 principais benefícios de um CRM para empresas industriais

15/05/2024

Os CRMs são uma ótima ferramenta para ajudá-lo a gerenciar o relacionamento com os clientes – incluindo o gerenciamento de informações do cliente, leads e oportunidades, além de negócios, cotações e status de pedidos – para criar melhores experiências para o cliente.

Mas muitas empresas industriais pensam que não precisam de um. A indústria  evoluiu para ser muito mais centrada no cliente nos últimos anos, e um CRM é uma ferramenta inestimável para ajudar as empresas  a serem mais organizadas, vender mais produtos e criar clientes mais felizes.

Lembre-me, o que é um CRM?

CRM significa Customer Relationship Management e é uma ferramenta de software que ajuda as empresas a organizar todas as suas interações com clientes potenciais e atuais. CRMs são ferramentas robustas para ajudar a gerenciar o processo de vendas e também permitem que os fabricantes:

 

  os clientes e seu histórico de pedidos

  • oportunidades de negócios e novos leads de vendas
  • o processo de vendas e reduza o trabalho repetitivo
  • um melhor suporte para clientes atuais

Os 5 principais motivos pelos quais empresas que vendem para industrias precisam de um CRM.

1. Melhores taxas de fechamento e desempenho de vendas

Um CRM permite centralizar todas as suas conversas de vendas em um só lugar, o que significa que sua equipe de vendas será capaz de gerenciar todas as contas, leads, oportunidades e comunicações dentro de um sistema, e não haverá mais negócios ou oportunidades perdidas porque as informações se perderam na confusão.

Informações bem documentadas sobre um lead ou cliente também ajudam a construir um relacionamento, confiança e respeito – tudo o que aumenta as chances de fechar um negócio com um novo cliente ou de reabastecer ou aumentar a venda para um cliente existente.

O resultado final é que uma equipe de vendas mais organizada e um pipeline de vendas melhor gerenciado levarão a um melhor desempenho de sua equipe de vendas e a mais negócios fechados.

2. Aumento da satisfação e fidelidade do cliente

Um CRM não é uma ferramenta valiosa apenas para clientes potenciais, é também uma ferramenta valiosa para gerenciar o relacionamento que você tem com seus clientes atuais.

Ter mais informações sobre seus clientes pode ajudá-lo a se comunicar de forma mais regular e eficaz com eles, o que levará a um relacionamento mais forte. Você também poderá responder melhor às dúvidas dos clientes sobre os pedidos atuais, pois todas as informações dos clientes e do trabalho estarão facilmente acessíveis através do CRM.

Quando o suporte ao cliente é forte e o relacionamento com o cliente é bem nutrido, o cliente tenderá a relatar graus mais elevados de satisfação e maior lealdade.

O que isso significa para você? Mais negócios repetidos e clientes fiéis que retornarão a você continuamente para atender às suas necessidades.

3. Melhor previsão de demanda

Um CRM também ajudará sua equipe de vendas a prever o crescimento futuro das vendas com base no pipeline de negócios potenciais. Uma melhor compreensão de todos os seus negócios potenciais significa que você sabe quais empregos sua loja tem agora, mas também quais empregos virão em sua direção.

Um sistema CRM fornece uma previsão de vendas em tempo real. Com base nesses dados, o restante da sua loja pode planejar, programar e alocar recursos melhor e com antecedência – em vez de esperar até que um pedido seja feito por um cliente.

Um melhor planejamento de produção permite que você fique no controle de sua produção e torna mais fácil lidar com possíveis problemas desde o início, garantindo um ritmo de produção mais suave e mais negócios entregues no prazo.

4. Maior visibilidade da cadeia de suprimentos

Um CRM de manufatura também pode ajudá-lo a entender e gerenciar melhor sua cadeia de suprimentos.

Acoplar os dados de previsão de vendas do seu CRM com insights detalhados e úteis sobre operações, gerenciamento de estoque, processamento de pedidos, armazenamento e cadeias de distribuição do seu ERP permite um melhor planejamento de produção e gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Este nível de maior visibilidade, catalisado pela presença de um CRM, é muitas vezes referido como uma “cadeia de abastecimento inteligente”.

Ter uma cadeia de suprimentos inteligente pode capacitá-lo a gerenciar melhor os cronogramas de produção e os níveis de estoque, além de proporcionar uma vantagem na compra e aquisição de materiais.

(Procurando mais informações sobre como melhorar suas compras? Confira  aqui nosso blog  sobre como usar seu ERP para melhorar os processos de compras.)

5. Melhorias na qualidade do produto

Um CRM também pode fornecer insights sobre o que seus clientes pensam sobre seus produtos e como você pode melhorar a qualidade e a consistência.

Ter uma linha mais direta com seus usuários finais lhe dará um mecanismo de feedback mais forte para ajustar seu produto para melhor atender às necessidades do mercado.

Um CRM leva a uma melhor comunicação com seus clientes, o que significa mais feedback deles sobre seus produtos, o que se traduz em melhorias de produtos mais rápidas e eficazes.

Dica bônus: obtenha um CRM conectado

Um CRM é uma ferramenta indispensável para a gestão do processo de vendas, mas sem estar totalmente conectado ao seu ERP não será uma ferramenta eficaz para fabricantes personalizados complexos.

Seu sistema ERP é a espinha dorsal de sua operação de manufatura, então você precisa de um CRM que se conecte – ou melhor ainda – faça parte de seu sistema ERP. Um CRM conectado significa não apenas que você economiza tempo por não ter que duplicar informações entre seus dois sistemas, mas também que sua equipe de vendas terá acesso a listas de preços, negócios anteriores e sua ferramenta configuradora de produtos - além de facilitar para eles criarem uma cotação.

Criar cotações rápidas e precisas é sempre um desafio para fabricantes complexos e personalizados, mas um sistema CRM totalmente integrado mantém suas equipes de vendas informadas. Eles podem usar dados históricos, listas de preços e negócios anteriores para criar cotações. Ou se um produto for mais complexo, eles podem trazer rapidamente a engenharia para o processo, para desenvolver e refinar cotações para atender às necessidades dos clientes.

Considerações finais

Um CRM é uma ótima ferramenta para os fabricantes, ajudando-os a construir relacionamentos mais sólidos com os clientes, bem como a criar previsões de vendas precisas que permitem planejar e gerenciar melhor sua loja. Com a fabricação – e especialmente a fabricação personalizada – tornando-se cada vez mais centrada no cliente, é importante que os fabricantes tenham uma maneira eficiente e eficaz de gerenciar o relacionamento com os clientes.

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